Custom Search

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Redmensionando suas fotos

Como primeiro post trago para vocês uma ótima dica, o programa Image Resizer VSO aproveitem, pois essa é a primeira de muitas dicas.

Redimensionar fotografias é uma tarefa muito habitual em nosso trabalho diário e também nos momentos de ócio. Por exemplo, ao utilizar imagens em páginas web que vêem de uma câmera digital, sempre temos que reduzir seu tamanho, para adaptá-las às dimensões otimizadas para sua publicação. Porém, em muitas mais situações, como ao enviar fotos por e-mail a nossa família ou amigos, também devemos redimensioná-las para que se possam transferir facilmente pelo correio eletrônico.

Porém, redimensionar uma imagem requer alguns passos e já seja por indolência ou por não saber, entre nossos contactos há pessoas que mandam as fotos no tamanho original, com o qual te mandam um par de fotos e já te enchem a caixa de entrada de seu e-mail, ou se eterniza em chegar a foto através da Internet.

Felizmente, Image Resizer VSO, vai solucionar este problema e nos oferecer uma maneira extremamente rápida de mudar o tamanho das fotos, inclusive a uma boa coleção de fotos em um mesmo passo. Além de permitir uma série de configurações muito simples e úteis para variar as características das imagens.


Nota: Redimensionando uma imagem e ajustando sua qualidade se pode reduzir o espaço que ocupa uma foto em mais de um 90% e muitas vezes sem alterar muito o aspecto.

Image Resizer (redimensionador de imagem) é um programa gratuito para uso pessoal, que além de nos vir bem, será acessível a qualquer pessoa. Podemos encontrar sua página web em http://www.vso-software.fr/products/image_resizer/

Modo de uso para redimensionar várias imagens de uma só vez

Uma vez baixado e instalado Image Resizer, temos vários modos de utilizá-lo. Vou explicar um par deles, começando pelo modo mais óbvio, que permite redimensionar várias imagens ao mesmo tempo.

1) Abrimos o programa. Então, nos aparece uma janela para selecionar arquivos. Abrimos o diretório onde estão as fotos que queremos mudar o tamanho e então, podemos selecionar um só arquivo ou vários deles. Para selecionar uma única foto o conseguiremos clicando nele e logo clicando o botão de abrir. Podemos selecionar vários arquivos ao mesmo tempo, clicando um atrás do outro com o botão "Control" (CTRL) apertado, ou com o botão "Caps Lock" e uma vez selecionados, apertamos o botão de abrir.

2) Logo, aparecemos na janela de opções de Image Resizer, onde indicamos todas as configurações que queremos para as imagens selecionadas. A opção mais destacada é indicar o tamanho da foto resultante, embora esta janela ofereça ainda mais opções se apertarmos o botão que põe "Mais". Então, o menu se amplia para mostrar novas possibilidades, como se configurar para que tenham uma qualidade determinada, um formato gráfico distinto, etc.


3) Selecionamos a ação e destino. Este passo é de suma importância, porque vamos indicar ao redimensionador de imagens como deve trabalhar. Na ação podemos selecionar vários valores:
  • Criar cópias: para que as imagens com o tamanho desejado se salvem em novos arquivos "copia" sem sobrescrever aos anteriores arquivos originais.
  • Redimensionar o original: para que a foto, com o tamanho novo, se salve sobrescrevendo o arquivo inicial. Atenção com esta opção porque poderíamos ficar sem o arquivo gráfico original no tamanho completo, se é que não fizemos uma cópia previamente dele.
  • Mover: esta última opção permite selecionar a pasta onde se salvará a foto. Porém, muita atenção, que, ao movê-lo, também apaga o arquivo original que tínhamos em um princípio.
O destino neste formulário serve para definir o diretório onde se criarão as cópias no tamanho reduzido ou onde se moverão os originais uma vez mudados suas dimensões.

4) Apertamos o botão "OK" para começar a mudar o tamanho das fotos, tal como tivermos configurado o programa. Neste momento nos perguntará ademais se queremos salvar a configuração atual, para poder utilizá-lo com estas mesmas opções mais adiante e assim economizarmos tempo em futuras ocasiões.

Uso rápido para redimensionar fotos

Se quisermos mudar o tamanho de uma foto de maneira quase instantânea, podemos apertar com o botão direito em uma imagem, ou em um grupo de imagens selecionadas de uma pasta. Então, veremos que aparece o menu contextual de Windows, onde se gerou uma nova opção para mudar o tamanho da foto.


A opção do menu contextual que teremos se instalarmos o programa é "VSO Image Resizer". Sd apertamos esta opção contextual apareceremos diretamente no programa Image Resizer, desde onde poderemos editar todas as configurações que quisermos, se é que não tínhamos salvo antes as configurações desejadas. Apertando logo o botão de OK, se realizará o processo de mudança de tamanho e características da imagem.

Características avançadas de Image Resizer

À parte das características mais básicas, VSO Image Resizer tem outras opções que podem ser úteis para usos habituais ou pontuais. Estas estão disponíveis ao apertar o botão "Mais". Então, aparece outro formulário muito simples, porém que tem várias abas para poder selecionar opções, como por exemplo, estas:
  • Alteração da qualidade do arquivo gráfico redimensionado
  • Possibilidade de escolher o formato do arquivo destino.
  • Possibilidade de criar marcas d'água nas fotos.
  • Outros efeitos, como inverter cores, efeito de cores sépia, criar bordas às fotos de distintos tipos.
  • Outras opções para o arquivo destino e as resoluções resultantes.

O programa é muito simples de utilizar, de modo que em pouco tempo você realizará as redimensões de fotos de maneira automática. Não obstante, para os primeiros usos, minha recomendação seria que tenha muito cuidado com o passo de selecionar ação e destino das fotos redimensionadas. Isto a fim de não destruir os arquivos originais e perder fotos. Pode ser interessante, nas primeiras provas, copiar antes nós mesmos as imagens que queremos mudar o tamanho e trabalhar diretamente sobre as cópias, assim sabemos que estamos salvando os originais e não há erros durante nossos primeiros usos do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário